RO atualiza Plano de Contingência para medidas de prevenção do coronavírus

Secom

 

RONDÔNIA – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em conjunto com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), elaborou a terceira versão do Plano de Contingência para medidas de prevenção e controle da infecção humana pelo coronavírus em Rondônia.

O documento está alinhado com o Plano de Contingência Nacional que define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a cada condição de complexidade. Este plano é composto por três níveis de resposta, aos moldes do Ministério da Saúde: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública.

Rondônia está no nível 2 de resposta, o de perigo iminente, quando há confirmação de casos da doença. De acordo com a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, em resposta a este cenário foram traçadas e ativadas novas estratégias e medidas para o enfrentamento da Covid-19.

‘‘Nosso Estado está atento para dar respostas adequadas, rápidas e efetivas ao controle da contaminação pelo coronavírus, através de um trabalho minucioso de técnicos da saúde com órgãos da administração pública’’, afirma a diretora.

As novas medidas foram traçadas pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. O Plano de Contingência do Estado de Rondônia está alinhado com os 52 Planos de Contingência Municipais, e, todos sofrem reajustes na medida em que se altera a situação epidemiológica nacional/estadual/municipal.

O plano está organizado em quatro eixos: Vigilância dos pontos de entrada; Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, do Trabalhador, e Ambiental); Assistência em Saúde; e Comunicação Social. O plano tem como objetivo informar a população e normatizar as ações de prevenção, vigilância e controle na Atenção em Saúde do Estado de Rondônia em todos os níveis de complexidade e trás ainda orientações para os serviços de saúde a serem executadas frente à detecção da doença (Covid-19). Considera também as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O enfrentamento ao coronavírus em Rondônia conta ainda com a estrutura do Gabinete de Integração de Acompanhamento e Enfrentamento ao Coronavírus, que tem como membros os chefes dos Poderes e órgãos autônomos do Estado e o Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada (SCI), composta por integrantes da Sesau, Agevisa e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO).

O Plano de Contingência está disponível para acesso através da página do governo de Rondônia, que integra as informações sobre o coronavírus: www.coronavirus.ro.gov.br, na aba Notas e Planos.