IFRO/Cacoal doa álcool glicerinado ao Corpo de Bombeiros


A produção desse produto ocorreu no Laboratório de Química do campus, que dispõe de estrutura e equipamentos para atividades de ensino e que, neste momento, foram adaptados para esta finalidade.

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, mesmo com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas, não tem medido esforços em auxiliar inúmeras instituições no combate à COVID-19 (novo coronavírus). Uma delas foi o 4º Grupamento de Bombeiros Militar do município de Cacoal, que recebeu álcool antisséptico produzido na unidade.
A produção desse produto ocorreu no Laboratório de Química do campus, que dispõe de estrutura e equipamentos para atividades de ensino e que, neste momento, foram adaptados para esta finalidade. A previsão é de que mais álcool glicerinado seja produzido para atender o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar dos municípios de Cacoal e Rolim de Moura.
A solicitação feita pelo Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Capitão Edmar Melo Braga, contou com o apoio de empresários, que disponibilizaram os materiais necessários para que os servidores do Campus Cacoal atendessem à demanda. “Contamos com o apoio do IFRO, no intuito de produzir o álcool antisséptico, para a utilização no dia a dia, garantindo maior proteção aos Bombeiros Militares”, destacou o comandante.
A Técnica em Laboratório Aline Lopes explica que “[…] o álcool etílico glicerinado é uma alternativa para a assepsia das mãos em meio à pandemia da COVID-19. Com formulações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa solução alcoólica é produzida com reagentes que combatem microrganismos, como o próprio álcool etílico e baixas concentrações de peróxido de hidrogênio [também conhecido como água oxigenada], além do glicerol, produto umectante que evita o surgimento de alergias na pele ou dermatites ocasionadas pelo uso excessivo de álcool nas mãos”, explica acrescentando: “Ficamos lisonjeados em contribuir com conhecimento técnico na produção de medidas que auxiliam o enfrentamento ao novo coronavírus. Neste momento tão delicado que nosso país e o mundo estão enfrentando, nos colocamos à disposição da comunidade para colaborar no que estiver ao nosso alcance”.
Para o diretor-geral do campus, Professor Davys Sleman de Negreiros, “[…] além da satisfação em ajudar uma das mais importantes e reconhecidas instituições que estão na linha de frente como o Corpo de Bombeiros, é um orgulho ver servidores e colaboradores tão empenhados nas ações de combate ao novo coronavírus, que têm sido muito intensas, tais como: doação de máscaras de proteção para as equipes de saúde que participam dos programas de vacinações, doação de alimentos às famílias dos alunos vulneráveis e agora o álcool glicerinado”.
 Fonte: Portal.ifro.edu.br