Espigão do Oeste se organiza para enfrentar a pandemia do Covid-19

A secretária municipal de saúde trabalha nas medidas de defesa e conscientização da sociedade contra o Covid-19.

Desde que deflagrou o estado de Pandemia, o município de Espigão do Oeste vem tratando a situação com muita seriedade e preocupação.

O secretário de saúde, Valter Gonçalves Lara (PSDB) juntamente com a sua equipe na Sesau vem cumprindo os Protocolos de prevenção elaborados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outro fator representativo nessa luta contra a disseminação do Covid-19 foi a implantação da Barreira Sanitária onde veículo é parado e os ocupantes orientados pelos agentes.

Durante a abordagem são feitas indagações aos ocupantes do veículo, como também são entregues folhetos com orientam as pessoas sobre o Coronavírus.

Aos visitantes são disponibilizados aferimento a pressão arterial, são feitas uma série de perguntas: sobre a temperatura do corpo se está elevada, se está tossindo, espirrando e tem dificuldades para respirar.

Orientam sobre a necessidade da utilização da máscara protetora, do álcool em gel, cadastram os nomes das pessoas que estão no veículo, destino, o que vão fazer na cidade, período de permanência, dentre outras perguntas.

Esses cuidados ditos como até exagerados por alguns, é providencial nesse momento para conter a pandemia. Graças a essas e outras iniciativas da secretaria de saúde, o município não tem nenhum registro positivo de Covid-19.

O trabalho preventivo que é feito pela secretaria de saúde de Espigão é um exemplo a ser seguido pelos demais municípios, onde a participação da sociedade civil organizada, Poder Legislativo e entidades do 3º setor estão vencendo a corrida contra o Covid-19.

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Compartilhe isso: