Secretaria Municipal confirma 1º caso de Covid-19 em Candeias do Jamari, RO


Diagnóstico é de uma mulher, profissional da área da saúde, que trabalha no Hospital Cemetron em Porto Velho. Informação ainda não consta no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).
Por Ana Kézia Gomes, G1 RO

Estrutura da família coronavírus tem forma de coroa — Foto: Getty Images via BBC

A secretária de saúde de Candeias do Jamari (RO), Sizen Kellen de Sousa de Almeida, confirmou neste domingo (26) o primeiro caso positivo do novo coronavírus na cidade. De acordo com a secretária, o diagnóstico é de uma mulher, de 34 anos profissional da área da saúde, que trabalha no Hospital de Cemetron em Porto Velho.

(Atualização: O G1 errou ao informar que a paciente que testou positivo para Covid-19 trabalha no Hospital de Base em Porto Velho. A informação foi repassada pela Semusa, que na sequência informou que na realidade a profissional atua no Hospital Cemetron. A informação foi corrigida às 15h24).

A mulher já vinha sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) há cerca de 10 dias, quando começou a apresentar os sintomas. A família da paciente — marido e dois filhos — também são monitorados pela equipe de epidemiologia.

“Já conversei com ela hoje, ela me enviou foto do resultado [positivo]. Como a cidade é pequena vamos evitar passar informações que possam identificá-la. Como ela é profissional da saúde já sabe todos os cuidados que deve tomar para não contaminar outras pessoas. Desde o dia que apresentou sinais e sintomas ela já se isolou”, disse Sizen Kellen.

A informação ainda não consta no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Ações em Candeias do Jamari
A Semusa avalia que as ações de fiscalização vem freando o avanço da Covid-19 na cidade. O município é distante apenas 26 km de Porto Velho, que até o último sábado (25) já apresentava 239 casos positivos da doença, enquanto que em Candeias do Jamari o 1º foi confirmado neste domingo.

“A gente ainda não tem uma grande quantidade de casos mesmo estando ao lado de Porto Velho. Temos um comitê há mais de 2 meses fazendo fiscalizações em balneários, bares, lugares de aglomeração, mercados, feiras livres, fazemos visitas periódicas a um posto de combustível local onde fica a maior concentração de caminhoneiros. Agora com a confirmação vamos seguir nesse trabalho de continuidade”.

Até este fim de semana, segundo a Semusa, em Candeias do Jamari há:

26 casos notificados
32 pacientes em monitoramento (que estiveram em áreas endêmicas onde o vírus circula)
1 caso confirmado
1 paciente internado (aguardando resultado)
4 casos aguardando resultado
18 casos descartados