Inmet prevê 47ºC para Cuiabá e 43 ºC em Rondônia

O órgão federal já publicou alerta laranja de perigo devido à onda de calor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais um recorde de calor para Cuiabá nos próximos dias. De acordo com o órgão federal, no próximo domingo (04), a temperatura deve chegar a 47ºC, com umidade mínima de 10%. O Inmet já publicou um alerta laranja de perigo, em razão da onda de calor no Centro-Oeste e Norte do Brasil no norte do Brasil.

O fenômeno chamado ‘heat dome’ é considerado a principal razão para o calor extremo e o tempo seco. A situação é agravada pela forte estiagem e baixa umidade do solo, o que eleva o risco de queimadas para os próximos dias. Pelo menos até o dia 8 de outubro, os modelos meteorológicos indicam um período de muito calor e baixa umidade em várias áreas do país, que não têm previsão de chuva.

Ainda segundo projeções de modelos meteorológicos, a chuva só deve retornar de forma significativa para a região Centro-Oeste partir do dia 10 de outubro. Até lá as temperaturas máximas devem se manter sempre acima dos 40ºC em Cuiabá. Por conta da baixa umidade é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

Índices de umidade relativa do ar abaixo de 12%, como os que grande parte da região Centro-Oeste apresenta nesta época, requerem maiores cuidados com a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesses casos é necessário suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Em Rondônia a previsão é que a temperatura chegue a 43 ºC nesse final de semana, com grande possibilidade de temporais violentos.
FONTE.hojeamazonia.com.br/