Embaixador de Israel conhece feitos de Marechal Rondon durante visita ao memorial em Porto Velho

PORTO VELHO – O Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, chegou na capital de Rondônia na manhã de segunda-feira (26) por volta das 11h e foi recepcionado pelo governador coronel Marcos Rocha, junto à primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha. Em sua primeira visita ao Estado, o embaixador e sua comitiva conhecem o Memorial Rondon, museu que traz referências históricas sobre a expedição de Marechal Rondon, pacificador que deu origem ao nome do Estado, e sobre a antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira.

Yossi Shelley ficou encantado com história do Cândido Mariano da Silva Rondon, marechal que deu origem ao nome do Estado de Rondônia

O Memorial Rondon foi re-inaugurado em 2018 e é um atrativo turístico do Estado que preserva a história do antigo território de Rondônia cuja manutenção e gestão são geridas pela Secretária Estadual de Turismo (Setur). No local, abriga memorabilias e registros sobre a trajetória e vida do marechal. Defronte o museu, Yossi Shelley inaugura, com a primeira visita, a sala que contém uma mapa com potencialidades turísticas de municípios rondonienses como hotéis dentro da floresta, pesca esportiva, construções históricas etc.

Governador e a primeira dama receberam broches com a bandeira do Brasil e Israel, representação da relação harmoniosa entre os dois países

Durante toda a visita, o governador, junto à primeira-dama, e o embaixador de Israel com a primeira secretária assistem a apresentação conduzida pelo Lourismar Barroso, professor que já recebeu a medalha “Marechal Rondon” por ter elevadas pesquisas acerca da história do Cândido Mariano da Silva Rondon. Com quatro livros publicados, o professor tem vasto conhecimento também sobre toda a história do Estado, em especial do Real Forte Príncipe da Beira.

Na sala ‘cinematográfica’, em vídeo, o secretário estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior tomou a frente e apresentou os atrativos que podem ser encontrados no Estado. Inclusive, no final da visita entregou uma réplica em miniatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o livro “Rondônia tem tudo” que faz parte do Plano de Retomada do Turismo no Estado, entregue em quase todos os municípios.

Já o professor presenteou o embaixador de Israel com alguns de seus livros, bem como uma estatueta do Marechal Rondon de resina com moldes de gesso. “O presente é para que o embaixador de Israel possa lembrar do povo de Rondônia, esse povo maravilhoso, guerreiro e pioneiro”, comenta.

Estatueta do Marechal Rondon foi entregue ao embaixador de Israel para sempre relembrar sua visita a Rondônia

Yossi Shelley também presentou o governador coronel Marcos Rocha, a primeira-dama Luana Rocha e o professor Lourismar Ribeiro com um broche das bandeiras de Israel e Brasil como uma forma de representar a relação diplomática cooperativa e harmoniosa entre os dois países. De acordo com o governador, é importante conhecer a história do Estado, a fim de estabelecer negócios e parceria satisfatória.

“Estou muito feliz em estar aqui em Rondônia, conhecendo esse museu do general Marechal Rondon. Gostaria de conhecer o Forte Príncipe da Beira, mas são 700 quilômetros, muito longe”, ri, deixando claro se tiver oportunidade, conhecerá. “Com boa divulgação, e com tempo de pelo menos dois dias é bom poder conhecer Rondônia e ver coisas que não vi em outro lugar”, comenta o embaixador durante a visita ao Museu Rondon.

Durante os três dias de visita o embaixador concederá entrevistas em emissoras locais, percorrerá dois municípios de Jaru e Ariquemes para conhecer suas potencialidades econômicas, além de almoço com autoridades e encontro com empresários da região. O intuito da visita é avaliar oportunidades comerciais, visando a exportação de carnes e peixes ao seu país.

A visita no Memorial Rondon foi acompanhada pelo governador coronel Marcos Rocha, primeira secretária e porta voz, Shani Tayar Rabionivtch; segurança Roy Nafrin; títular da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves; títular Setur, Gilvan Pereira Júnior; bem como representante da Casa Militar.

 

 

 

Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia