Jabá Moreira aproveita capacitação do TCE e reforça compromisso com transparência

Jabá foi o único candidato que permaneceu durante o tempo integral do curso, comprovando compromisso com a gestão pública transparente
O candidato a prefeito de Cacoal, Jabá Moreira (PROS), participou na última quinta-feira (29) do encerramento do evento “Rondônia Transparente, Eleição Consciente 2020”, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas e da Secretária-geral de Controle Externo, com apoio do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). Jabá foi o único candidato a prefeito de Cacoal que permaneceu durante o tempo integral do curso, comprovando compromisso com a gestão pública transparente.

“Os eventos representam uma oportunidade para os candidatos a prefeito aprenderem mais sobre gestão pública e busca capacitar os candidatos em disputa eleitoral para o quadriênio 2021/2024. Houve a apresentação dos dados municipais, como: situação fiscal, investimentos, pessoal e previdência, endividamento, educação, saúde, economia e recomendação. Tudo isso nos dá um norte para onde seguir”, afirma Jabá.

Todo o evento foi realizado de modo online, com transmissão pelo canal do TCE-RO e buscou promover a transparência dos gastos públicos e incentivar o debate eleitoral sobre os desafios de promover um modelo de gestão eficiente. “São informações, números e indicadores de políticas públicas e oficiais, que visam subsidiar tanto o trabalho dos candidatos e suas equipes no momento de selecionar ações de governo, quanto o debate ainda mais transparente e saudável nesse período eleitoral”, disse o presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi.

“Essa é uma iniciativa importante, pois além de apresentar um panorama de áreas importantes no município de Cacoal, o Tribunal de Contas fez algumas recomendações para potencializar a superação dos desafios e proporcionar efetividade da gestão dos recursos e políticas públicas e através dessa apresentação, nós candidatos, temos uma perspectiva sobre a situação do nosso município e nos permite planejar melhor as ações”, comenta o candidato.

Cacoal possui quatro candidatos a prefeito, destes, apenas Jabá Moreira permaneceu durante o tempo integral do curso, dois deles, nem participaram da capacitação. “Isso comprova nosso compromisso com a gestão pública transparente. Se o candidato não consegue tirar uma hora do seu tempo para ouvir o Tribunal de Contas, como será a sua gestão? Essa é uma pergunta que deve ser levada em conta pelos eleitores. O evento é uma oportunidade para o candidato conhecer melhor o panorama das finanças públicas de sua municipalidade, promovendo, a um só tempo, a transparência dos gastos públicos, aliados aos principais desafios à promoção de um modelo de gestão eficiente”, conclui Jabá Moreira.

DADOS IMPORTANTES SOBRE CACOAL
De acordo com dados apresentados no encontro, em Cacoal há um destaque para dois tópicos relativos às receitas: a razoável captação de recursos para investimento e o bom indicador de cobrança do estoque da dívida ativa. E quanto às despesas o fato de que o custeio representa, atualmente, mais de 81% das despesas municipais, restando mais de 17% para investimento.