Cirone Deiró cobra da Sedam medidas para implantar proposta de recuperação das nascentes e mata ciliares

Compartilhar

Parlamentar ressaltou que matas ciliares asseguram o fornecimento de água no campo

Edna Okabayashi-ALE/RO Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Cirone Deiró cobra da Sedam medidas para implantar proposta de recuperação das nascentes e mata ciliares
Celebrada anualmente, em 22 de março, o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas-ONU, tem o propósito de chamar a atenção sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para marcar a data, o deputado Cirone Deiró (PODE), autor da proposta que prevê a recuperação das matas ciliares e das nascentes nas propriedades rurais dos municípios rondonienses, enviou documento ao governo do Rondônia cobrando as medidas que serão adotadas para colocar a proposta de sua autoria em prática.

De acordo com o parlamentar, é imperativo que sejam adotadas medidas imediatas para preservar e recuperar as nascentes nas propriedades rurais. Segundo ele, em muitas dessas propriedades a escassez da água já compromete a capacidade produtiva das mais variadas atividades agrícolas. “O processo de colonização e ocupação do solo foi feito sem a devida orientação técnica. Essa realidade justifica a necessidade de o governo adotar medidas que possam reverter os danos causados nas áreas das nascentes que existiam nas propriedades, e que ainda tem possibilidade de recuperação”, alertou.

Para o deputado Cirone Deiró, a potencialidade produtiva da agricultura rondoniense exige uma política governamental de preservação, proteção e recuperação das nascentes. O parlamentar afirmou que a recuperação das nascentes está vinculada a recuperação das matas ciliares que protegem essas nascentes. “O processo de desmatamento realizado durante as décadas de 70 e 80 não considerou a preservação das matas próximas as nascentes, realidade que fragilizou as nascentes ao longo dos anos e sua capacidade de produção de água foi reduzindo, até se esgotar totalmente”, afirmou.

Deiró citou o exemplo bem sucedido da prefeitura de Cacoal que implantou o Projeto Renascer das Águas, um programa de Recuperação de Nascentes, inovador, reconhecido e premiado nacionalmente.” Esse projeto ganhou relevância, na época, em que fui vice-prefeito de Cacoal, quando identificamos nessa ação uma iniciativa que poderia resolver o problema de dezenas de agricultores que já sofriam as consequências com a escassez de água em suas propriedades”, relatou.

Segundo o deputado, sem água não há que se falar em agricultura, e sem agricultura não há que se falar no alimento que chega as nossas mesas. Ele lembra que água é essencial a vida e a todas as atividades relacionadas a existência humana. “A preservação da água e toda forma de proteção desse recurso essencial à vida é um pacto com as futuras gerações. A partir, da recuperação das nascentes, em Cacoal, muitos agricultores passaram a irrigar sua plantação aumentando significativamente a produtividade, além de garantir a disponibilidade de água para os afazeres domésticos e também para atender as necessidades dos animais”, concluiu.

Compartilhar