Hemocentro de Cacoal elabora programação para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Compartilhar

Café da manhã especial, sorteio de brindes, distribuição de camisetas e lembrancinhas fazem parte das ações

Na próxima segunda-feira (14) será celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Cacoal, como forma de agradecer àqueles que doam sangue e incentivar mais pessoas a doarem, o Hemocentro preparou uma programação especial. Entre os dias 14 e 18 de junho, um café da manhã será servido para aqueles que decidirem praticar esse gesto e salvar vidas. Também serão entregues camisetas e lembrancinhas para os doadores. No Dia do Doador, o Hemocentro vai funcionar em horário estendido, das 8h às 17h. Já no restante da semana o período para doação será das 7h15 às 12h.

Além disso, na sexta-feira (18), diversos brindes serão sorteados entre todas as pessoas que tiverem doado sangue ao longo da semana. Os brindes são frutos da doação de empresas e cidadãos cacoalenses que reconhecem a importância da doação, algo essencial para tratamentos e intervenções urgentes e que pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte. O sangue é necessário também para apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

“Com estas ações, queremos aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente da disponibilidade de bolsas de sangue no Hemocentro de Cacoal. É algo que pode ser necessário para salvar vidas quando e onde for preciso”, destaca a enfermeira do Hemocentro, Eline Glaicy Martins de Carvalho.

Ao todo, em Cacoal, há 33.295 doadores cadastrados. Contudo, em 2020, apenas 3.704 doações foram feitas e em 2021 o número de doações realizadas até agora é de 1.277. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, sendo eles hemácias, plaquetas e plasma. Ou seja, uma única doação pode beneficiar e salvar a vida de várias pessoas.

“Pedimos para que as pessoas venham doar sangue e que, se possível, priorizem o agendamento pelo aplicativo “Sangue Amigo”. É uma forma eficaz de evitar aglomeração e, principalmente, de melhor atender a todos”, enfatiza a assistente social, Josenira Lopes da Silva.

APLICATIVO

Em março deste ano, o governo estadual, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), firmou parceria com o Instituto Cidades Inteligentes de Sorocaba (SP) para ter acesso ao aplicativo “Sangue Amigo”. O objetivo foi aproximar ainda mais o doador voluntário, através da conexão entre os doadores e os hemocentros.

O aplicativo traz informações sobre agendamento on-line para doação, campanhas de tipagens sanguíneas, lembretes para quem já é doador registrado, aviso sobre alerta da necessidade de sangue e a localização de postos de atendimentos dos hemocentros de Rondônia. Em três meses, a ferramenta já havia registrado mais de 10 mil downloads. O aplicativo está disponível gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.

REQUISITOS:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 18 e 69 anos de idade;
  • adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
  • ter peso acima de 50 kg;
  • estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

LOCALIZAÇÃO:

  • Fhemeron de Porto Velho – Av. Jorge Teixeira, nº3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro – Telefone: (69) 3535-2659
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro,  nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400

(Giliane Perin – SecomRO)

Compartilhar