Livro fotográfico sobre cultura indígena será lançado em RO

Compartilhar

“Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” retrata prática centenária de indígenas do estado

Nesta sexta-feira (30), será lançado através de uma live o livro fotográfico “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça”, que retrata uma prática centenária de indígenas do estado de Rondônia.

O projeto do livro é coordenado pelo fotógrafo vilhenense Washington Kuipers, e tem como objetivo retratar e valorizar a cultura dos indígenas Nambiquaras, que tentam preservar sua cultura através da realização deste ritual.

A prática celebra a passagem de vida das meninas índias para a vida adulta. Para os indígenas, a continuidade desse ritual é a continuidade das tradições do próprio povo. Com danças e comidas típicas, a festa marca a cultura de toda a tribo, pois todos participam da organização do ritual.

Segundo Washington Kuipers, o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia e o patrimônio cultural dos indígenas Nambiquaras.

Com distribuição gratuita nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia, o livro pretende incentivar a leitura e permitir que os leitores conheçam os costumes, a beleza e a riqueza cultural dos indígenas Nambiquaras, desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades.

live de lançamento do livro será transmitida a partir das 20h na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica, na página do Facebook do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções e no seu canal no YouTube.

“Na live de lançamento, vamos falar sobre como foi o processo de produção do livro, que é o resultado de um trabalho de pesquisa fotográfica de cinco anos. Estamos preparando tudo com muita dedicação e carinho, e espero que a população assista à live e conheça mais sobre a cultura dos indígenas Nambiquaras, que tanto contribuíram com a riqueza cultural do nosso belo estado de Rondônia”, convidou Washington Kuipers.

Compartilhar