O DIA NA HISTÓRIA – Dia Internacional da Mulher

Compartilhar
Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO –  8 de Março! COMEMORA-SE: Dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Em 1694, criação da Casa da Moeda no Brasil, fundada pelos portugueses para fabricar moedas de ouro. Ouro extraído das nossas minas. Católicos lembram São João de Deus, português.

FOTO DO DIA: Capa do livro “A Mulher em Rondônia (de Tereza de Benguela à Coronel Angelina”), 250 anos entre uma e outra, onde são citadas mulheres das mais diversas camadas sociais que desde o século XVIII ajudaram a desbravar e construir esta parte do Noroeste brasileiro, mulheres como a negra Tereza de Benguela, as que vieram deportadas no navio “Satélite”, as religiosas, as contratadas para servir aos seringueiros – às vezes uma para dois ou três, as políticas, as técnicas, as desportistas, as educadoras, as policiais, a lista é enorme e a todas elas a homenagem nesta data ao muito que contribuíram e contribuem, para fazer de Rondônia um Estado diferente e orgulham a cada um de nós, servindo de exemplo para as gerações que as estão substituindo.

FATOS: 1618 – O alemão Johannes Kepler formula a terceira lei do movimento planetário, leis importantes à astronomia e à astrofísica. 1910 — A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto. 1911 – Nasce  Maria Bonita (1911-1938), mulher do cangaceiro Lampião. 2000 — Os Correios do Brasil lançam um selo em homenagem às mulheres pioneiras da aviação no país: Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.

Por: Lúcio Albuquerque

Compartilhar