InícioDestaquesSecretário da Semict de Cacoal participa de Fórum de Negócios para retomada...

Secretário da Semict de Cacoal participa de Fórum de Negócios para retomada da economia

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, Elizeu Dias, participou na terça-feira (5), em Porto Velho, do Fórum de Negócios para a retomada da economia. O fórum faz parte das ações da Superintendência Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), por meio do programa Invest Rondônia, para estimular a capacidade de atração de investimentos nos municípios.

Além do governador Marcos Rocha, o superintendente da Sedi Sergio Gonçalves, o secretário de Estado de Finanças Luiz Fernando, o evento contou com a presença de dois importantes palestrantes. O especialista em atração de investimentos, Sergio Costa, foi um dos convidados. Ele é responsável pelas negociações para a instalação de grandes empresas no Brasil como a Amazon, Hyundai e P & G. O outro convidado foi Adriano Carvalho, diretor de atração de investimentos da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI)

Para Elizeu, um dos momentos mais importantes do evento foi durante a apresentação de Adriano Carvalho, que foi o primeiro gestor a ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Extrema-MG, criada em 2017.

“De lá para cá, o município se consolidou como uma das economias mais dinâmicas do Brasil, seja na recepção de investimentos ou na criação de empregos e renda. Em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Extrema foi a segunda cidade em Minas com o maior número de empregos criados: 3.647 novas vagas”, destacou.

Ainda de acordo com Elizeu Dias, Extrema assumiu o posto de maior economia do Sul de Minas tomando distância das maiores cidades como Poços de Caldas e Pouso Alegre. A cidade também entrou definitivamente na rota do comércio eletrônico nacional recebendo empresas como Dafiti, Privalia, Mercado Livre, entre outras.

Em um trecho da palestra, Adriano Carvalho, relata que o processo de desenvolvimento do município de Extrema seguiu à risca o pensamento do prefeito João Batista, que assumiu em 2017, que era modernizar o parque produtivo, estimular a diversificação da economia e garantir a oportunidade de o cidadão ter acesso a bons empregos.

“E, como sempre dizemos, o melhor está por vir. Hoje a cidade conta com importantes condomínios empresariais investindo no município que hospedarão outras grandes marcas até 2022”, assegurou o palestrante.

 

 

Para o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo  de Cacoal (Semict), o fórum serviu de incentivo para a aceleração das políticas e ações que visam a valorizar os empreendedores que já estão no município e buscar novos investidores.

“Serviu para abrir a mente de que há sim a possibilidade de Cacoal se tornar um município com grandes resultados nas iniciativas para atrair investimentos externos e se tornar uma potência em relação à industrialização”, esclareceu.

Hoje a gente tem feito um levantamento sobre as empresas que já estão instaladas em Cacoal, e esse fórum nos abriu a mente para entender onde essas empresas instaladas no município compram, quais seus principais fornecedores, como fazer com que esses fornecedores se interessem em instalar suas próprias indústrias em Cacoal para atender o município e a região, que consomem esses produtos, mas que por uma questão estratégica estão instaladas em outros estados. Além disso, muitos não conhecem as facilidades que Cacoal e Rondônia oferecem em incentivos tributários”, acrescentou Elizeu Dias.

Invest Rondônia é uma coordenadoria da Sedi, do Governo de Rondônia, que tem o papel principal de vender a imagem do nosso Estado como um destino para novos empreendimentos. O programa também tem por objetivo apoiar os municípios que assinaram o termo de cooperação.

Fonte: Segundonews.com.br

Fotos: Divulgação

VEJA TAMBÉM

%d blogueiros gostam disto: