A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.
Cacoal, RO - Jipa – A quinta-feira (23) na Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que está sendo realizada em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Reck, às margens da BR 364, no trecho Jipa-Presidente Médici foi um dia dedicado à política. Desde a manhã o estande da Assembleia Legislativa (Ale) teve enorme mobilização, com a sessão extraordinária para entrega de comendas (Títulos de Cidadania, Menção Honrosa, Mérito Legislativo) a personagens ilustres do município e da região central do Estado. Tudo sob o comando do presidente da Ale-RO, deputado Marcelo Cruz (PRTB-PVH) e demais colegas, sendo quatro deles de Ji-Paraná: Laerte Gomes e Nim Barroso, ambos do PSD, Affonso Cândido (PL) e Cláudia de Jesus (PT). O estande da Ale-RO esteve movimentado.
Jipa II – A participação política teve continuidade no período da tarde com a realização da sessão extraordinária, que teve início por volta das 15h30 e terminou somente por volta das 20h com os deputados discutindo e votando matérias da maior importância para a garantia de o desenvolvimento seguro de Rondônia. Na ocasião o Laerte Gomes, que é Líder do Governo na Ale-RO e presidente do Parlamento Amazônico, que congrega nove Estados da Região Norte, falou em nome dos demais deputados destacando a importância da RRSI, que além de apresentar e comercializar o que há de mais moderno em tecnologia avançada no campo, reúne políticos de todas as legendas em uma única causa, que é o sucesso do evento. Em 2023 a feira comercializou mais de R$ 3,5 bilhões e com perspectivas de este ano superar a marca recorde.
Jipa III – O governador Marcos Rocha (UB), mesmo com um problema na visão, devido à recente operação, marcou presença com a Primeira Dama e titular da Secretaria de Ação Social (Seas), Luana Rocha. Segundo o governador, os produtores já tinham comercializado tudo o que estava projetado para a feira, mesmo faltando mais de dois dias para o encerramento. “É a força da nossa RRSI que a cada ano amplia suas ações”, argumentou. Rocha entregou um presente da RRSI ao presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz e, ao concluir o pronunciamento foi incisivo com as pessoas que falam mal do Estado, do “nosso povo, dessa terra maravilhosa e que muito nos honra em aqui estar, de empunhar nossa Bandeirar”. Que essas pessoas negativistas, “procurem outro lugar para viver”, disse.
Palestra – Hoje (24) o advogado tributarista Breno de Paula ministra importante palestra na Rondônia Rural Show Internacional no horário das 9h30 às 12h no estande do Sebrae/CDLs/Associações Comerciais/Fecomércio, dentro do ciclo de programação da feira com o tema “Reforma Tributária, seus Efeitos e Negócios, uma das mais aguardadas do evento devido a sua importância para o agronegócio. O advogado Breno de Paula é um dos mais requisitados palestrantes da área tributária do País e constantemente convidado para dividir seus conhecimentos com produtores rurais, empresários, comerciantes e a comunidade organizada em geral. Breno de Paula é Advogado Tributarista, Doutor e Mestre em Direito (UERJ), Especialista em Política e Direito Tributário-FGV de Brasília, professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador do Comitê de Assuntos Tributários da Federação do Comércio de Rondônia-Fecomércio/RO.
Feriado – Hoje é feriado municipal em Rondônia nas cidades de Porto Velho, Alto Paraíso e Vilhena. É Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira dos três municípios. Amanhã (25), quando repartições públicas (federal, estadual e municipais) não abrem é um motivo a mais para que o servidor público possa se deslocar até Ji-Paraná para participar da maior mostra do gênero do Norte do País, a Rondônia Rural Show Internacional, que não tem shows musicais, pois é voltada exclusivamente para apresentar o avanço tecnológico no campo, não somente na informática, mas em maquinaria, tratores abrindo diariamente às 8h e fechando às 18h. É realmente um show de modernidade e tecnologia e força econômica de uma região nova e a cada ano mais promissora, que é Rondônia.
Respigo
Desde o último final de semana que o parque hoteleiro da região central do Estado está lotado. Devido a RRSI acomodações em hotéis e pousadas estavam sem vagas desde o início do ano +++ Nem mesmo aluguel temporário de casas e apartamentos foi possível uma semana antes da feira. Proprietários de hotéis e pousadas de Ariquemes à Cacoal estão com o sorriso de orelha a orelha com o faturamento dos últimos dias +++ Poucos políticos de Candeias do Jamari participam de RRSI. É que teremos eleição suplementar no próximo dia 9 para escolha do prefeito, que terá um mandato-tampão até o final do ano +++ Estão na disputa Lindomar Garçon (Republicanos), Paulo Cadilack (PMB) e Ribamar Araújo (PL). Eleitores de Candeias votarão no horário das 8h às 17h nos mesmo locais de votação de as eleições municipais de outubro próximo.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica