Senador Confucio moura vota favorável a saidinha de presos acompanhando a bancada do PT PSOL e PCdoB

Senador Confucio moura vota favorável a saidinha de presos acompanhando a bancada do PT PSOL e PCdoB



Cacoal RO - O senador por Rondônia, Confúcio Moura, acompanhou a bancada petista, do PSOL, Rede e PcdoB no Congresso e votou favorável às saidinhas dos presos. Confúcio foi o único parlamentar federal do estado de Rondônia a atender o pedido do Presidente Lula para a permanência da saidinhas dos presos em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, etc... .


O Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente Lula (PT) nesta terça-feira, 28 de maio de 2024 e voltou a proibir a "saidinha" de presos. Com isso, o benefício não será mais concedido em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.


O veto foi derrubado nesta terça-feira (28) pelos deputados por 314 votos a 126 votos, com 2 abstenções.


Na votação dos senadores, o veto foi derrubado por 52 votos a 11 votos, com 1 abstenção. Confúcio Moura está entre os senadores a votar favorável a saidinha.

Em Rondônia, centenas de presos, aproximadamente 500 tinham o benefício. Segundo uma pesquisa levantada pelo Movimento Contra as Saidinhas, aproximadamente entre 5% e 10% dos presos beneficiados com a saída provisória em datas comemorativas, acabavam cometendo algum tipo de crime. Há casos de estupros, latrocínios e até mesmo crimes de feminicidios praticados durante a saidinha. Ainda há os presos que não retornam ao sistema penitenciário.

De acordo com a bancada do PT e PSOL, PCdoB e Rede, "o fim da "saidinha" prejudicaria a reinserção do preso na sociedade, favorecendo o retorno ao crime e também apontam que a mudança pode piorar as já precárias condições das prisões, com risco de rebeliões.

𝐉𝐎𝐑𝐍𝐀𝐋𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐕𝐈𝐂𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀 𝐁𝐀𝐂𝐎𝐍🌏🇧🇷

Porto Velho, Rondônia

𝐒𝐢𝐠𝐚 𝐚 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐕𝐢𝐜𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐁𝐚𝐜𝐨𝐧 𝐧𝐨 𝐢𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦 ✍️@𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐯𝐢𝐜𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚𝐛𝐚𝐜𝐨𝐧🌏