Durante a reunião com representantes do Ministério foi destacada a necessidade de um apoio do governo federal.
Cacoal, RO - Nesta semana, o governo de Rondônia intensificou as ações no combate às crises ambientais que afetam o estado, com destaque para a luta contra os incêndios florestais e a crise hídrica. Durante uma audiência com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foi enfatizada a gravidade da situação e a necessidade de apoio federal. A “Operação Temporã” segue firme com o uso do helicóptero Falcão 2 no combate às queimadas no Parque Estadual Guajará-Mirim, enquanto medidas de segurança e saúde estão sendo renovadas para minimizar os efeitos da seca e da fumaça para a população.
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO
Um relato da situação crítica pelo que passa Rondônia, tanto na questão emergencial hídrica quanto na dos incêndios florestais, foi detalhado pelo governo do estado durante audiência realizada de forma híbrida (presencial e remota) com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional , na quarta-feira (18), em Brasília. Durante a reunião, foi destacada a necessidade de um apoio substancial do governo federal não só para este momento, mas para constituir uma base nas próximas emergências.
HELICÓPTERO FALCÃO 2
As ações do governo de Rondônia para o combate aos incêndios florestais em diferentes pontos do Parque Estadual Guajará-Mirim tiveram reforço aéreo, no sábado (14). Aos primeiros sinais de condições de voos com o aumento da fumaça, a “Operação Temporã”, em sua fase I, desenvolvida naquela região, passou a contar com o emprego do helicóptero Falcão 2, que possui Bambi Bucket, equipamento que permite coletar água de fontes próximas e despejá-la sobre os focos de incêndio, com capacidade de arrebatar 450 litros de água.
COMBATE A INCÊNDIO
O esforço das equipes que atuam diretamente no combate aos incêndios florestais, que atingem o Parque Estadual Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha é contínuo. Mesmo com as dificuldades de acesso sofridas nas regiões, técnicas e técnicas são colocadas à prova nas ações realizadas contra os incêndios. A ação faz parte da “Operação Temporã”, fases I e II, desenvolvida pelo governo de Rondônia, no combate às queimadas nas duas áreas.
PARQUE GUAJARÁ-MIRIM
Desde o início da “Operação Temporã”, 1º de setembro, a área afetada pelo fogo no Parque Estadual Guajará-Mirim foi reduzida em 72,80%, o que equivale a aproximadamente 1.691,1321 hectares salvos por dia. Os dados são apontados pelo Boletim Diário, com foco nas ações desenvolvidas no combate aos incêndios florestais, efetivadas pelo governo de Rondônia, que envolvem a integração de instituições estaduais e federais, objetivando aumentar a capacidade de redução dos riscos e ampliar a resposta às queimadas.
AÇÕES CONJUNTAS
O Colegiado Superior do Estado de Rondônia se reuniu, na segunda-feira (16), no Auditório Governador Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), um pedido do governo de Rondônia para discutir estratégias de enfrentamento à grave crise ambiental que atinge o estado, resultante da prolongada estiagem e do aumento expressivo de incêndios florestais. Foram destacadas algumas medidas urgentes para conter os impactos da estimativa grave, aumento das queimadas e restrições da qualidade do ar.
PREVENÇÃO ÀS QUEIMADAS
Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a preservação ambiental e os danos causados pelas queimadas, além de abordar temas como recursos hídricos e resíduos sólidos, seguindo as orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, o governo de Rondônia promove, de 16 a 20 de setembro, atividades em municípios que compõem a região do Vale do Jamari.
OPERAÇÃO TEMPORÍ
O governo de Rondônia, juntamente com membros do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IbaMatéria na íntegra
CUIDADOS COM A SAÚDE
Com o aumento da concentração de fumaça no ar , os riscos de complicações respiratórias crescentes, exigindo atenção redobrada por parte dos pais e responsáveis por crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas Em resposta, o governo de Rondônia intensifica orientações sobre os cuidados necessários para proteger a saúde durante o período de queimadas no estado , por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau).
MEDIDAS ADOTADAS
Diante do prolongamento do período de estimativa que afeta o Rio Madeira em 2024, o governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado de Finanças ( Sefin) tem medidas adotadas para minimizar os impactos econômicos decorrentes da crise hídrica Entre as ações em curso, destacam-se o monitoramento contínuo dos estoques de combustíveis e o planejamento de alternativas. logísticas para alternativas. na navegação fluvial.
Fonte: Por Governo de Rondônia