Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos


Nova estrutura administrativa teve Lei Complementar aprovada pela Câmara Municipal de Porto Velho  .Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Porto Velho na última sexta-feira (3).

Cacoal, RO - O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, sancionada na terça-feira (7), aLei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Município de Porto Velho, com o objetivo de modernizar e agilizar os processos e utilizar novas ferramentas de gestão. O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Porto Velho na última sexta-feira (3), e reduz de 16 para 12 o número de secretarias municipais.

Além da fusão e incorporação de algumas secretarias, entre as mudanças também está a extinção das Agências Municipais de Regulação (ARPV) e de Desenvolvimento (ADPVH). Com a aprovação da Câmara, foram criadas a Secretaria de Inclusão e Assistência Social, a Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Comunicação. Também ficam criados a Secretaria de Governo e o Gabinete de Governança.

“No bojo da reforma administrativa que o prefeito Léo Moraes encaminhou para a Câmara de Vereadores, que foi aprovado e sancionado, uma das características importantes é a nova Secretaria de Economia. Ela vem se fundir às funções da Secretaria Municipal de Fazenda, finanças, contabilidade, que já havia na estrutura, mas também traz o planejamento, o orçamento e a gestão”, explica o titular da Semfaz, Wagner Garcia.

Essa, conforme Garcia, é uma secretaria-executiva e eminentemente técnica. “E um dos efeitos desta especificamente é o enxugamento da máquina, claro, é o aproveitamento da mesma equipe, vamos ter a economia direta e reflexos indiretos de economia. Mas o mais importante é justamente o diálogo muito próximo que vai ter a pasta fazendária, tributária e a orçamentária de gestão. É importante acrescentar que somos otimistas e acreditamos que o município, a Prefeitura, a administração municipal, vai ganhar muito em escala, em qualidade de gestão com essa confortável, é uma visão moderna, de estado moderno”, afirmou o titular da Semfaz.

Votação e aprovação foram acompanhadas pelo prefeito Léo Moraes
Até entrar em vigor, pois a reforma não será implantada de imediato, pois poderá haver elaboração, uma ou outra adaptação, que poderá vir da sociedade. Haverá um tempo para que a estrutura seja efetivamente implantada no município. “Nesse período, o prefeito vai discutir, receber os vereadores novamente, alguma demanda, conversar com seus secretários, para não termos surpresas ou problemas. Então, ela não vai ser implantada assim de imediato, pois é preciso adaptar os decretos, as regulamentações internas, preparar uma legislação para a nova estrutura administrativa, o prefeito Léo Moraes foi prudente e inteligente pedindo este prazo”, finalizou Garcia.

SECRETARIAS

A Secretaria de Segurança Transporte e Mobilidade, assim como a Secretaria de Inclusão, é uma das promessas de campanha do prefeito, e abrange a Guarda Municipal, Central de Comando e Controle, Defesa Civil e Trânsito. Foi criada a Secretaria de Contratos, Convênios e Licitações, abrangendo contratos, convênios e serviços.

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, será responsável pelo planejamento urbano, regularização fundiária e ​edilício. A Sempog e a Semfaz vão se fundir, criando a Secretaria de Economia, encarregada da administração tributária, administração financeira e contábil e o planejamento orçamentário.

A Prefeitura apontou três objetivos principais da reforma administrativa: eficiência e modernização, valorização do servidor municipal e gestão por resultados. Na eficiência e modernização, a meta é aprimorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos, consolidando Porto Velho como referência em gestão pública moderna e sustentável.

GESTÃO DE RESULTADOS

O foco é adotar indicadores e metas para medir a eficiência das políticas públicas e da utilização de fundos municipais, promovendo uma cultura de resultados e transparência. E a valorização do servidor é a sustentação dos outros dois objetivos, através da criação de mecanismos de capacitação contínua e estabelecer critérios claros para a ocupação de cargas, privilegiando profissionais com experiência e formação adequada.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)