
“É uma iniciativa excelente. Aqui no Cai N’água estamos há cerca de oito anos, e nenhum prefeito anterior mostrou essa preocupação em nos capacitar para representar Porto Velho da melhor forma possível aos visitantes”, destacou Marcos.
Finalizada na quinta-feira (14), a capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Sebrae Rondônia, integrando o projeto “Passeio Beradeiro – Navegando pelas Origens”.
O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, ressaltou que a capacitação visa mostrar que a atividade dos barqueiros vai muito além de um simples passeio. “Esse passeio pelo rio Madeira, passando pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, é a história viva da nossa cidade. Em parceria com os barqueiros, padronizamos os serviços para garantir um produto de alta qualidade”, explicou.
Paulo destacou também a colaboração da Unir e do Sebrae, que possibilitou capacitar 20 trabalhadores das quatro embarcações que realizam os passeios turísticos pelo rio. Ele ainda reforçou o papel da associação dos barqueiros na organização da atividade.
PARCEIROS
Para Evelyn Peixoto, analista de negócios do Sebrae, as oficinas, que somaram quatro horas, focaram em empreendedorismo, marketing digital e estratégias para aprimorar o atendimento aos turistas. “O Sebrae tem investido no turismo de Porto Velho, e essa parceria com a Semtel fortalece o desenvolvimento dos passeios turísticos na região”, afirmou.
O professor Haroldo Medeiros, do programa de pós-graduação em Administração da Unir, destacou a colaboração contínua da universidade com as embarcações do rio Madeira, por meio de ensino, pesquisa e extensão. Ele e sua equipe ministraram três palestras sobre qualidade no atendimento, tecnologia e mídias sociais, e ética.
“Acreditamos que essa parceria cumpre uma função social importante, promovendo oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade”, comentou Haroldo.
O secretário Paulo Moraes reforçou que a gestão do prefeito Léo Moraes busca valorizar o passeio de barco e o trabalho dos barqueiros, qualificando-os em atendimento ao cliente, hospitalidade e segurança, além de valorizar as atrações culturais regionais, incluindo degustações gastronômicas.
As oficinas ministradas pela Unir abordaram receptividade, hospitalidade, marketing e mídias sociais, enquanto o Sebrae focou em precificação, empreendedorismo e gestão de negócios turísticos.

0 Comentários