Semana da Pátria começa em Porto Velho no dia 1º com solenidade do fogo simbólico em frente ao Palácio Rio Madeira

Semana da Pátria começa em Porto Velho no dia 1º com solenidade do fogo simbólico em frente ao Palácio Rio Madeira


Durante a solenidade de abertura, será conduzido o fogo simbólico da Pátria, marcando o início da programação que segue até o dia 7 de setembro

Porto Velho, RO - No dia 1º de setembro, o governo de Rondônia dá início a Semana da Pátria, com atividades em frente ao Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. A programação começa às 8h, com o hasteamento dos pavilhões nacionais, tendo a presença de autoridades civis e militares, estudantes, representantes de instituições e da população em geral.

Durante a solenidade de abertura, será conduzido o fogo simbólico da Pátria, marcando o início da programação que segue até o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, com o objetivo de resgatar valores de civismo, patriotismo e união entre os cidadãos.

Responsável pela coordenação das atividades da Semana da Pátria, bem como a realização do desfile cívico-militar, a Casa Militar da Governadoria (Casa Militar), promoveu uma reunião na terça-feira (26), com representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), para alinhamento da programação de 2025.

Segundo o coordenador das atividades da Semana da Pátria, major José Leite de Figueiredo Cisne, na ocasião foram discutidos pontos como a logística dos desfiles, o esquema de segurança, a participação das escolas e entidades civis, além da estrutura necessária para receber o público, local onde se acompanha tradicionalmente as comemorações.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Semana da Pátria fortalece o patriotismo, a liberdade, a democracia e o desenvolvimento do país, incentivando a participação da sociedade na construção de um Brasil mais justo, democrático e solidário.

DESFILE CÍVICO-MILITAR

O desfile cívico-militar será realizado no dia 7 de setembro, na Avenida Santos Dumont, próximo à Avenida Governador Jorge Teixeira. Com 940 metros de extensão, a nova localização oferece diversas vantagens, além do espaço que favorece uma maior concentração do público, sem a necessidade de bloqueio das ruas adjacentes, minimizando o impacto no trânsito.