
Cerimônia nesta terça-feira (23) marca a formatura de alunos de cursos profissionalizantes; iniciativa já qualificou mais de 1.900 pessoas em Rondônia
Cacoal, RO – O governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Social (Seas), realiza nesta terça-feira (23) a entrega de kits profissionais para 51 alunos concluintes do programa Vencer. A solenidade acontece a partir das 19h, no auditório da Escola Genival Nunes da Costa, localizada na Rua 907, nº 2708, no bairro Nova Esperança.
Os formandos são dos cursos de Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Montador de Móveis. O investimento do governo estadual na aquisição dos equipamentos foi de R$ 60.297,68. Além do kit profissional, os participantes recebem material didático e um auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante um ano.
A secretária de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira-dama, Luana Rocha, destacou a importância da iniciativa. “O Programa Vencer é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Oferecemos não apenas a qualificação, mas também as ferramentas necessárias para que esses profissionais possam iniciar suas carreiras ou empreender”, afirmou.
Expansão para 20 municípios em 2025
O programa segue em expansão. Para a etapa de 2025, cujas inscrições foram encerradas em 31 de agosto, o governo estadual abriu 3 mil vagas para 32 cursos nas áreas de Energia, Alimentos e Bebidas, Vestuário, Tecnologia da Informação, Automotiva, Refrigeração e Climatização, Gestão, Comércio, Turismo, Gastronomia, Moda e Beleza.
A cobertura do programa será ampliada para 20 municípios, dez a mais que na edição de 2024. Entre as cidades incluídas estão Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Balanço positivo da primeira etapa
Na primeira etapa do programa, iniciada no ano passado, foram registradas 6.910 inscrições. Desse total, 2.906 tiveram a matrícula confirmada, 1.903 concluíram a qualificação e 1.558 já receberam seus kits profissionais.
“Esses números mostram o sucesso do programa e o comprometimento dos alunos. Estamos gerando oportunidades reais de transformação social”, completou a secretária Luana Rocha.
0 Comentários