Rondônia sedia evento histórico para debater a Ponte Binacional, uma obra que vai transformar a fronteira e criar novas rotas de comércio exterior.
Cacoal, RO - A tão aguardada Ponte Binacional que ligará Brasil e Bolívia será o centro dos debates no evento “Unindo Povos, Construindo Futuro”, que acontece nesta sexta-feira (17), em Rondônia. Promovido pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), o encontro promove um diálogo aprofundado sobre os impactos dessa que é considerada uma das obras mais importantes para a integração sul-americana.
Mais do que uma simples passagem sobre o Rio Mamoré, a ponte é vista como um marco de desenvolvimento. Ela tem o potencial de impulsionar a economia, fortalecer laços culturais e abrir novos caminhos para o comércio da região.
O evento, que é aberto à população, ocorrerá às 14h no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Guajará-Mirim.
Uma Obra que Conecta Países e Oportunidades
A construção da ponte é o resultado de um grande esforço de articulação política, liderado pelo senador Confúcio Moura em parceria com o Governo Federal. A conquista garante a liberação dos recursos necessários para tirar o projeto do papel, um sonho antigo das comunidades de fronteira.
Para o senador, o significado da obra vai muito além do concreto e do aço. “Esta ponte representa a realização de um sonho antigo. É uma obra que une economias, culturas e corações. Ela é, acima de tudo, fruto de diálogo, respeito e cooperação entre as nações”, afirmou Moura.
Especialistas Detalham os Impactos da Obra
A programação do evento trará vozes técnicas diretamente envolvidas no projeto, que explicarão seus benefícios práticos:
Desenvolvimento Regional: O superintendente do DNIT em Rondônia, André Santos, vai detalhar como a ponte vai melhorar a infraestrutura local e impulsionar o crescimento da região.
Execução da Obra: O engenheiro Cleyder Augusto Bondan Razzeni, do Consórcio Mamoré, apresentará os detalhes do projeto e como a construção será realizada.
Novas Rotas Comerciais: Já o engenheiro Miguel de Souza, assessor do gabinete do senador, abordará um dos pontos mais estratégicos: o potencial da ponte para criar novas oportunidades de comércio exterior. A obra facilitará o acesso do Brasil à Bolívia, Chile e Peru, além de se tornar uma rota mais eficiente para o corredor de exportação para a China, nosso principal parceiro comercial.
Rondônia no Centro do Cenário Regional
A Ponte Binacional coloca Rondônia em uma posição de destaque no mapa logístico da América do Sul. A expectativa é que, ao conectar os dois países de forma segura e moderna, a obra atraia investimentos, gere empregos e consolide a região como um hub estratégico para o comércio internacional.
O evento “Unindo Povos, Construindo Futuro” é um passo importante para alinhar expectativas e construir, coletivamente, os caminhos para esse novo futuro que se inicia.
Fonte: Oliberalderondonia.