Workshop "Cadeias que não se veem" em Cacoal tem nova data: saiba como participar

Workshop "Cadeias que não se veem" em Cacoal tem nova data: saiba como participar


Evento gratuito, apoiado pelo deputado Ribeiro do Sinpol e pelo vereador Amarilson Carvalho, vai discutir os diversos tipos de violência contra a mulher. Inscrições estão abertas.

Cacoal, RO
– O workshop "Cadeias que não se veem", que tem como objetivo ampliar o diálogo e o combate à violência contra a mulher, foi remarcado em Cacoal. Com o apoio do deputado estadual Ribeiro do Sinpol e do vereador Amarilson Carvalho, o evento será realizado na Câmara Municipal de Cacoal entre os dias 29 e 31 de outubro (de quarta a sexta-feira), sempre das 18h30 às 22h.

A mudança de data foi necessária devido a reformas no plenário da Câmara Municipal, onde o evento originalmente aconteceria nesta semana.

Em entrevista, o vereador Amarilson Carvalho destacou a importância do workshop para a comunidade. “Será a oportunidade para buscar mais informações e conhecimento a respeito dos diversos tipos de violência contra mulheres, como violência física, psicológica e patrimonial. Muitas vezes as mulheres passam por isso, sem perceber a gravidade e, muitas vezes, acabam aprisionadas emocional e socialmente”, explicou Carvalho.

A ação busca sensibilizar a sociedade e incentivar o enfrentamento a todas as formas de agressão, promovendo informação, acolhimento e empoderamento das mulheres.
Como se inscrever no workshop

As inscrições para o workshop "Cadeias que não se veem" são gratuitas e devem ser feitas online pela plataforma Even3. Os interessados podem garantir sua vaga acessando o link:

https://even3.com.br/as-cadeias-que-nao-se-veem-cacoal-639838
Entenda os principais tipos de violência contra a mulher


O workshop abordará as várias formas de agressão que compõem a Lei Maria da Penha. Conhecer esses tipos é o primeiro passo para identificá-los e combatê-los:

Violência Física: Caracterizada por qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como empurrões, tapas, socos, chutes e estrangulamento.

Violência Psicológica: São ações que causam dano emocional e diminuição da autoestima. Inclui humilhação, manipulação, ameaças, controle do que a mulher faz e isolamento de amigos e familiares.

Violência Sexual: É quando a mulher é forçada a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

Violência Patrimonial: Configura-se pela retenção ou destruição de objetos, documentos, recursos econômicos ou valores pessoais da mulher, com o objetivo de controlar sua autonomia financeira.

Violência Moral: Ocorre com calúnia, difamação ou injúria, com o intuito de destruir a reputação e a imagem da vítima perante a sociedade.

Violência Política de Gênero: Acontece quando uma mulher é impedida, ameaçada ou atacada por sua condição de gênero no exercício de um cargo político ou de uma função pública.

Serviço:


O quê: Workshop "Cadeias que não se veem"

Quando: 29, 30 e 31 de outubro de 2025 (quarta a sexta-feira)

Horário: 18h30 às 22h

Onde: Câmara Municipal de Cacoal

Inscrições: Gratuitas, pelo link https://even3.com.br/as-cadeias-que-nao-se-veem-cacoal-639838

Fonte: Oliberalderondonia.