Ecnologias que desvendam crimes em Rondônia estão em exposição na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Destaque

6/recent/ticker-posts

Ecnologias que desvendam crimes em Rondônia estão em exposição na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


A exposição acontece no galpão histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde o público tem gratuitamente a oportunidade de de participar de uma imersão no universo da investigação científica.

Cacoal, RO -
A população de Rondônia tem a oportunidade de participar de uma imersão no universo da investigação científica por meio da Expo Forense 2025, realizada pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) de 4 a 9 de dezembro, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Expo Forense 2025 é uma celebração da transparência e do rigor técnico da Polícia Científica rondoniense. Convidamos estudantes, profissionais da área jurídica e toda a população a testemunhar a dedicação e excelência do trabalho realizado pela Politec. Esta é uma oportunidade de interagir diretamente com os especialistas, sanar dúvidas e valorizar o trabalho essencial que eleva Rondônia a um novo patamar na investigação criminal.”


A Expo Forense 2025 é uma celebração da transparência e do rigor técnico da Polícia Científica rondoniense

O superintendente da Politec, Domingos Sávio, explicou que, durante seis dias, o público terá a oportunidade de ver de perto como os peritos criminais utilizam a ciência e a tecnologia de ponta para desvendar crimes, transformar vestígios em provas concretas e garantir a verdade e a justiça no estado.

“Estão aqui amostras dos nossos laboratórios que executam os exames periciais voltados para a elucidação de crimes. Será uma experiência interativa com demonstrações reais, mostrando desde a análise minuciosa de uma cena de crime até os complexos exames de balística, documentoscopia e identificação veicular, revelando tecnologias que constroem a prova pericial”, explicou.

RESULTADOS

Segundo o superintendente os investimentos do governo de Rondônia dotaram a Politec de excelência em tecnologia. “As tecnologias utilizadas pela Politec não deixam a desejar para nenhuma instituição no mundo, porque os equipamentos são os melhores utilizados no mundo todo. Temos tecnologias de ponta, oriundas do investimento do governo de Rondônia para potencializar a nossa perícia oficial criminal”, pontuou.

Como resultado, os investimentos em tecnologia proporcionam mais agilidade, eficiência e qualidade na solução de autoria de crimes e identificação de vítimas, promovendo a justiça.” Trocamos procedimentos manuais por robóticos; com isso, a prova fica isenta de contaminação, há confiabilidade. Conseguimos saber se o áudio e o vídeo são reais ou produzidos com IA. Desenvolvemos sistemas próprios e também integramos a rede nacional. É um conjunto de tecnologias que posiciona Rondônia como um dos melhores no Brasil em perícia científica. Outros estados estão buscando aprender com Rondônia”, relatou o superintendente.

PÚBLICO

A exposição acontece no galpão histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde o público tem gratuitamente a oportunidade de participar de uma experiência inesquecível, cheia de conhecimento, tecnologias e boas práticas.


A estudante de Farmácia Natália de Lima desvenda os segredos da investigação científica
Natália de Lima – Estudante de Farmácia

“É de extrema importância a Politec disponibilizar para a população esse espaço para conhecer um pouco das áreas de atuação dela. Temos a balística, informática forense, toxicologia, perícia ambiental, que a maioria da população não conhece. Acha que a perícia só vai em local de crime, só atua quando tem algum homicídio. Mas a perícia vai além disso. Aqui é uma oportunidade maravilhosa, porque estou podendo aprender como são feitos os exames, quais técnicas são utilizadas e ter acesso à demonstração de como é feita a coleta de material biológico. É uma atitude incrível da Politec.”

EXPO FORENSE 2025Período: de 04 a 09 de dezembro de 2025 (6 dias).
Local: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Entrada: Gratuita.
Horários de Visitação:
*(Quinta e Sexta, 04 e 05/12): 15h às 20h
*(Sábado e Domingo, 06 e 07/12): 09h às 20h
*Segunda e terça (08 e 09/12) : 15h às 20h.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Confira Galeria de Fotos:


Público conhece evolução da investigação científica em Rondônia


Amostras dos laboratórios da Politec voltadas para exames periciais fazem parte da exposição


O público infantil é motivado a conhecer mais sobre essa a profissão de perito criminal


Simulação de perícia em locais de crimes contra vida


Conjunto de tecnologias posicionam Rondônia como um dos melhores no Brasil em perícia científica


Os investimentos do Governo de Rondônia dotaram a Politec de excelência em tecnologia


A troca de procedimentos manuais por robóticos resulta em prova isenta de contaminação, com alta confiabilidade


A Expo Forense recebe o público até terça-feira (9), na Estrada de Ferro madeira-Mamoré


A Perícia Ambiental que analisa danos e crimes ambientais também faz parte das atribuições da Politec


Investimentos em tecnologia proporcionam mais agilidade, eficiência e qualidade na solução de autoria de crimes e identificação de vítimas.


Expo Forense 2025 é uma celebração da transparência e do rigor técnico da Polícia Científica rondoniense.


Demonstração de inovação e tecnologia nos complexos exames de balística.


As tecnologias da Polícia Científica de Rondônia impressionam e atraem outros estados estão interessados em aprender com Rondônia

Leia Mais

Governo de RO celebra Dia do Perito Criminal com entrega da Medalha Cícero de Souza

Consciência Negra: governo de RO estabelece ponto facultativo nesta sexta-feira, 21

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Destaques das ações do governo de RO de 10 a 14 de novembro

Mensagem do governo de RO em celebração ao Dia do Servidor PúblicoTodas as Notícias

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry

Enviar um comentário

0 Comentários