Cacoal, RO - O União Cacoalense disputou a Série B para adquirir direito de disputar o Série A, em 2026. A equipe deixou de participar do campeonato Estadual de 2024 e foi rebaixada para a Serie B. Neste ano de 2025, disputou a Série B, em dois jogos, contra o único adversário, o Rondoniense, da capital Porto Velho. Venceu os dois jogos, ambos no estádio Aluízio Ferreira, nos dias 4 e 7 deste mês de dezembro. As duas equipes sobem para a Série A de 2026.
Atualmente, nada ou quase nada se houve falar do União. Os motivos são claros. A gloriosa equipe de Cacoal, bi-campeã estadual, quando Luiz Contec comandava a equipe, participou e foi campeã da Serie B de 2025, disputando contra somente uma equipe. Olha essa: A Sociedade Esportiva União Cacoalense manteve sua base de preparação para os jogos do Rondoniense Série B no município de Pitangueiras, no Paraná. É tudo muito estranho.
Os jogadores devem ser todos daquela região, sem oportunidade para valores de Cacoal e da nossa região. Há quem vê o nome do União ter sido emprestado para dar oportunidade para espertos em revelar atletas e colocá-los no mercado da bola, após o campeonato da Série A de 2026.
Wesley Dias, presidente em exercício da União Cacoalense, já conhecido de quem acompanhava o União em campeonatos anteriores, tem sua imagem na mente da maioria dos torcedores do União, de ter a intenção e somente o propósito de revelar atletas e atuar como empresário, visando lucros, nada pensando em Cacoal e nos próprios torcedores.
Mas tem quem defende ele por Cacoal não ter ninguém que queira assumir o clube e levá-lo adiante. Uma pena para Cacoal, que com seus inúmeros campeonatos locais, não pode testar no União, as possíveis revelações. Ou no time treinado em Pitangueiras, tem jogadores de Cacoal? Ninguém informa nada e parece que o União não tem ninguém em Cacoal para informar.
A seguir, matéria da Comunicação da FFER-Federação de Futebol do Estado de Rondônia, sobre o “campeonato” da Série B de 2025 conquistado pelo “União Cacoalense”, realizado no domingo, 7.
Cacoalense vence e fica com o título do Rondoniense Série B

Foto e texto: FFER – Na tarde deste domingo no Aluízio Ferreira o União Cacoalense goleou o Rondoniense pelo placar de 4 a 0 e ficou com o título de Campeão Rondoniense Série B 2025. A Roposa da BR volta a ser campeão estadual após 21 anos. A última conquista da Cacoalense no futebol profissional foi em 2004 quando foi Bi Campeão Rondoniense da Série A.

A União Cacoalense venceu os dois jogos diante do Rondoniense, na primeira partida vitória por 2 a 0 e neste domingo precisava apenas de um empate, mas acabou goleando o time da Zona Leste de Porto Velho, com gols de de Pablinho duas vezes, Leandrinho e Ariel.
O primeiro gol saiu aos 25 minutos da primeira etapa com o atacante Ariel aproveitando cruzamento de Guarate. Com o gol, Ariel registrou a média de um gol por partida, com 13 gols marcados em 13 jogos na temporada de 2025.
Após um primeiro tempo equilibrado a etapa final só deu Cacoalense dominando as ações, logo aos três minutos Pablinho cobrando falta ampliou o placar. Aos 25 Guarate deu outra assistência para Pablinho fazer o segundo dele na partida e o terceiro do União Cacoalense, aos 35 minutos Leandrinho fechou a placar e a goleada por 4 a 0. O título da Série B do Rodoniense ficou com a União Cacoalense, mas as duas equipes estão garantidas no Rondoniense Série A de 2026.
0 Comentários