CACOAL: OS DEPUTADOS, AS ELEIÇÕES E O KAPICHÃO DAS DEMANDAS…

Destaque

6/recent/ticker-posts

CACOAL: OS DEPUTADOS, AS ELEIÇÕES E O KAPICHÃO DAS DEMANDAS…


Por Francisco Xavier Gomes
O início das discussões sobre composições e alianças políticas em Rondônia, assim como no Brasil inteiro, foi antecipado, visto que, geralmente, os debates e articulações começavam após o carnaval. 

Cacoal, RO - O clima mudou muito, a partir do momento em que as redes sociais passaram a dominar as pautas políticas. Em Rondônia, desde o ano passado, já existem conversas muito intensas sobre candidaturas ao governo, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

 E o surgimento de nomes no interior do estado tem sido pauta de diversos jornais e das redes sociais. Muitos vereadores têm sido consultados por seus partidos para participarem das eleições deste ano, com a finalidade de compor as listas proporcionais. 

Há casos de vereadores que, em razão do desempenho nas urnas, nas últimas eleições municipais, planejam alçar outros voos, como é o caso do vereador Edimar Kapiche Luciano, conhecido em Cacoal como Kapichão das Demandas. Ele está no segundo mandato e teve uma votação expressiva em terras obedianas, sendo o mais votado do pleito. 

Com o encerramento das eleições em 2024, seu nome surgiu naturalmente como um possível candidato a deputado, mas existem diversos fatores que podem colocar água no chope de Kapichão das Demandas…

Inicialmente, vale lembrar que o município de Cacoal possui atualmente dois deputados estaduais: Cássio Gois e Cirone Deiró.

 Os dois juntos tiveram, somente em Cacoal, mais de 25 mil votos. Considerando que houve cerca de 48 mil votos válidos para deputado estadual, os dois deputados eleitos com domicílio em Cacoal tiveram metade dos votos, já que houve quase 2 mil votos em branco. 

Igualmente importante é registrar que, entre os 24 deputados/deputadas que possuem mandato na Assembleia Legislativa de Rondônia hoje, todos tiveram votos em Cacoal, embora vários deles tenham aparecido no município somente no período de campanha. 

Existem alguns que não visitaram a cidade nem mesmo na campanha, mas receberam votos dos cacoalenses. 

Claro que esses deputados que visitaram a Capital do Café somente no período de campanha, ou mesmo aqueles que não apareceram, não fizeram absolutamente nada pelo município e certamente não irão fazer, mas eles pensam em aumentar suas votações em Cacoal.

 Como o eleitor obediano é muito generoso, é muito provável que deputados que nem conhecem o município tenham votações maiores este ano. É por isso que uma candidatura do vereador Kapiche faz sentido, porque ele, em seu mandato na Câmara de Cacoal, fez pelos cacoalenses muito mais do que muitos deputados estaduais e federais.

 Como o Vereador das Demandas tem declarado que pretende participar da disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, não será nenhuma surpresa se alguém acionar o andar de cima dos partidos e der uma rasteira em Kapichão das Demandas…

A ideia da candidatura do vereador Kapichão das Demandas deveria ser abraçada pelos demais vereadores, mas é muito provável que nenhum deles dê apoio ao colega, caso seja mesmo candidato. Isso é um fator que enfraquece o projeto. 

Quanto às lideranças civis do município, já é tradição em Cacoal algumas lideranças defenderem candidatos de outros municípios. E várias dessas lideranças vão dizer assim: que “Kapichão das Demandas é muito gente boa, mas que eles já têm compromisso”. 

Compromisso com quem, cara pálida? Com candidatos que não possuem nenhuma relação com Cacoal? Antes de fazer qualquer tipo de compromisso com candidatos que nem conhecem Cacoal, o eleitor cacoalense precisa entender que o HEURO de Cacoal precisa melhorar, precisa ter novos equipamentos e a estrutura ampliada. 

O Hospital Regional de Cacoal precisa receber novos investimentos. Quem sabe da realidade são as pessoas que vivem em Cacoal ou que procuram atendimento médico no município. Aliás, os hospitais de Cacoal atendem pessoas de mais de 30 municípios de Rondônia…

Mesmo com essa realidade, o descaso é muito visível. Basta observar que o atual secretário de saúde de Rondônia nunca deu nenhuma atenção para as instalações dos hospitais de Cacoal.

E por que não teve interesse? Porque o secretário de saúde não mora em Cacoal, não conhece a realidade e não tem interesse pelas causas e lutas de Cacoal.

 Alguém poderia argumentar que o município já possui dois deputados estaduais. E qual é o problema nisso? Por que não pode ter três, se Cacoal tem cerca de 70 mil eleitores? Considerando que Cacoal é o Polo de Saúde 2 do estado de Rondônia, deveria ter três, quatro e até cinco deputados estaduais, porque a imensa maioria dos atuais deputados nunca fez nada pelo município. Sendo um polo de saúde do estado, todos os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deveriam, por dever, dar atenção exclusiva para esse polo. Mas nunca fizeram isso! Existe deputados que fazem parte da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, mas que jamais entraram no HEURO ou no Hospital Regional de Cacoal… Como é que pode um polo de saúde ter o sistema de regulação na capital do estado, por exemplo? Que polo é esse?

Finalmente, é necessário destacar que a lembrança sobre uma possível candidatura de Kapichão das Demandas ao cargo de deputado estadual não significa, em nenhuma hipótese, tentar dizer que o eleitor está obrigado a aderir, mas, avaliando as atas da última eleição estadual, verifica-se que milhares de eleitores de Cacoal votaram em candidatos que não possuem nenhuma identificação com o município, que não conhecem a realidade, que não conhecem as demandas… A alusão feita à saúde é apenas um exemplo, mas há outros setores que precisam de investimentos. Caso seja candidato, Kapichão das Demandas, pode ser eleito e pode não fazer nada por Cacoal, mas jamais poderá negar que conhece as demandas de perto… Tenho dito!!!

Fonte: Tribuna Popular
Texto e Coluna, FRANCISCO XAVIER GOMES – Professor, Jornalista e Advogado

Enviar um comentário

0 Comentários