O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, na segunda-feira, 19 de janeiro, a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
Cacoal, RO - O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina. Dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão sofrer sanções. Outros 243 cursos tiveram avaliações regulares e boas, com notas de 3 a 5. Os resultados apresentados referem-se aos 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025.
Em Rondônia, seis cursos foram avaliados e a maioria deles obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2. Ou seja, menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
O curso de Medicina mais bem avaliado no estado é o da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que alcançou a Nota 4, seguido pelo curso da Uninassau, oferecido em Cacoal, que alcançou Nota 3.
Os cursos piores avaliados em RO foram:Faculdade Metropolitana em Porto Velho (UNNESA) – Nota 1
Centro Universitário Aparício Carvalho em Porto Velho (FIMCA) – Nota 2
Afya Centro Universitário de Porto Velho – Nota 2
Faculdade Uninassau em Vilhena – Nota 2
Ações de supervisão
Os cursos com conceito 1 e 2 estão sujeitos a um processo de supervisão, com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas.
Resultados da avaliação em todo o Brasil
Dos 351 cursos avaliados:
Além disso, um curso ficou sem conceito (SC) por ter menos de 10 alunos avaliados.
Os resultados finais dos cursos avaliados estão disponíveis aqui.
FONTE : MEC (Redação Tribuna Popular)
0 Comentários