Vacina tetravalente contra a dengue começa a ser aplicada em profissionais da saúde de Rondônia

Destaque

6/recent/ticker-posts

Vacina tetravalente contra a dengue começa a ser aplicada em profissionais da saúde de Rondônia


Imunizante em dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan, protege contra os quatro tipos de dengue e já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Fotos Divulgação)

Cacoal, (RO) – A vacina tetravalente contra a dengue começou a ser aplicada em profissionais da saúde de Rondônia nesta segunda-feira (23). O imunizante é o primeiro do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro de 2025. Os estudos clínicos avaliaram a aplicação em pessoas de 2 a 59 anos.


Neste primeiro momento, as doses foram destinadas às equipes de pesquisadores que participaram diretamente do desenvolvimento do imunizante no estado. Rondônia recebeu inicialmente 80 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Cepem teve papel decisivo na pesquisa da vacina contra a dengue

O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) é referência em estudos sobre doenças tropicais na Amazônia, como hepatite, malária, covid-19, arboviroses, resistência bacteriana e novos medicamentos.

De acordo com o diretor clínico da unidade, Dhelio Pereira, o centro participa das pesquisas da vacina contra a dengue desde 2016. O Cepem atuou nas fases 1 e 2, que avaliaram segurança e resposta imunológica, além da fase 3, que contou com cerca de 1.500 voluntários em Rondônia.

Segundo ele, cada voluntário teve papel essencial para garantir que a vacina chegasse ao mercado com segurança e eficácia comprovadas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da participação do estado no desenvolvimento científico. Para ele, o momento representa o resultado de anos de dedicação dos profissionais envolvidos nas pesquisas.
Ministério da Saúde vai ampliar vacinação contra a dengue

Após a imunização das equipes de pesquisa, o Ministério da Saúde informou que irá priorizar trabalhadores da atenção primária. A vacina já foi incorporada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI), com previsão de entrega de 60 milhões de doses até 2027.

Quando liberada ao público, a vacinação será realizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Espaço Saúde, em Porto Velho. A previsão é que pessoas de 12 a 59 anos possam receber a dose.

As datas oficiais e os grupos prioritários serão divulgados nos canais oficiais do Governo de Rondônia.
Entenda a importância da vacina tetravalente contra a dengue

A dengue é uma das principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil. A nova vacina representa um avanço importante na prevenção, especialmente em estados da Região Norte, onde os casos costumam aumentar durante o período chuvoso.

Com a chegada da vacina tetravalente a Rondônia, a expectativa é reduzir internações, complicações e óbitos causados pela doença nos próximos anos.

Fonte: Site Oliberalderondonia

Enviar um comentário

0 Comentários