Pesquisa IAP mostra Marcos Rogério na liderança ao Governo de Rondônia e Fernando Máximo à frente na corrida ao Senado

Destaque

6/recent/ticker-posts

Pesquisa IAP mostra Marcos Rogério na liderança ao Governo de Rondônia e Fernando Máximo à frente na corrida ao Senado


Levantamento realizado em 20 municípios aponta vantagem de Marcos Rogério na disputa pelo Palácio Rio Madeira e indica Fernando Máximo como o nome mais lembrado para o Senado.

Cacoal, RO
- Pesquisa aponta Marcos Rogério na liderança para o Governo de Rondônia; disputa ao Senado segue movimentada

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amazônia de Pesquisa (IAP) indica que o senador Marcos Rogério aparece na frente na corrida pelo Governo de Rondônia nas eleições de 2026. O levantamento também avaliou o cenário para as duas vagas ao Senado Federal e mediu os índices de rejeição dos principais nomes que podem disputar o pleito.

Corrida ao Governo

No cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista com os possíveis candidatos, Marcos Rogério lidera com 35,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, com 23,2%.

Na sequência estão Hildon Chaves, com 14,3%, e Expedito Neto, com 7,7%. Os demais nomes citados registraram percentuais inferiores a 3%. O levantamento ainda identificou 8,3% de eleitores indecisos e 5,1% que declararam voto branco ou nulo.

Ao considerar apenas os votos válidos, Marcos Rogério amplia a vantagem e ultrapassa a marca de 40%, enquanto Fúria permanece na segunda colocação.

Rejeição dos pré-candidatos

A pesquisa também perguntou aos eleitores em quais candidatos eles não votariam de forma alguma. Nesse quesito, Expedito Neto apresentou o maior índice de rejeição, seguido por Marcos Rogério e Hildon Chaves.

Adailton Fúria aparece com um dos menores índices entre os nomes mais competitivos avaliados no levantamento.

Senado tem Fernando Máximo à frente

Na disputa pelas duas cadeiras que Rondônia terá no Senado a partir de 2027, o deputado federal Fernando Máximo surge como o nome mais citado para o primeiro voto dos eleitores.

Atrás dele aparecem Bruno Bolsonaro Scheid, Mariana Carvalho, Silvia Cristina e Confúcio Moura. Os demais nomes pesquisados registram índices menores.

No cenário do segundo voto para o Senado, Fernando Máximo também mantém a liderança, seguido por Mariana Carvalho e Bruno Bolsonaro Scheid em uma disputa mais equilibrada.

Quando somados o primeiro e o segundo votos, Fernando Máximo continua na dianteira, enquanto Bruno Bolsonaro Scheid e Mariana Carvalho aparecem na sequência.

Rejeição ao Senado

Entre os possíveis candidatos ao Senado, Confúcio Moura apresentou o maior índice de rejeição. Acir Gurgacz e Bruno Bolsonaro Scheid aparecem logo depois entre os mais rejeitados pelos entrevistados.

Fernando Máximo e Luís Fernando registraram os menores índices de rejeição entre os principais nomes avaliados.

Grande número de indecisos

Apesar dos números observados nos cenários estimulados, a pesquisa espontânea demonstra que boa parte do eleitorado ainda não definiu seus candidatos ao Senado. O percentual de entrevistados que não souberam responder ou não escolheram um nome ultrapassa 89% no primeiro voto e supera 93% no segundo voto.

Os dados indicam que a disputa ainda tem espaço para mudanças até o período oficial da campanha eleitoral.

Como foi realizada a pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio de 2026, ouvindo 1.600 eleitores em 20 municípios de Rondônia. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o número RO-05108/2026. Segundo o instituto responsável, o estudo foi financiado com recursos próprios.















Enviar um comentário

0 Comentários