Anúncio de apoio a sucessor de Lira divide o PT

Anúncio de apoio a sucessor de Lira divide o PT


Arthur Lira anuncia apoio a Hugo Motta na disputa pela Presidência da Câmara.

Cacoal - Facções do PT divergem sobre a oficialização de apoio ao sucessor do deputado Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O problema é que o partido e seus puxadinhos somam cerca de cem votos em 513. Parte dos petistas defende apoio imediato a Hugo Motta (Rep-PB) como forma de garantir carga na mesa diretora. Outra banda do PT quer valorizar o apoio, definindo-o em janeiro, enquanto dialoga com Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), ainda na disputa.

É o que tem

Dos que estão no páreo, Motta tem chance maior de apoio do PT. Até a irascível Gleisi Hoffmann, presidente do partido, já aceitou a ideia.

Plantação
A imprensa amiga até citou Gleisi como possível ministra do TCU na costura pelo apoio do partido. Petistas dizem que não há esse risco.

Em jogo
Fechando com Motta, o PT deve ficar sem a vice-presidência da Câmara, prometido ao PL. Já Brito e Elmar oferecem esse cargo ao partido.

Anistia é prioridade
A presidente da CCJ da Câmara, Carol De Toni (PL-SC), disse na coluna que não desistiu de ver o projeto da anistia aprovado: “é uma prioridade para mim e para tantos brasileiros que anseiam a liberdade e a justiça”.

O Brasil voltou
Dias depois da Lava Jato condenou no Peru o ex-presidente Alejandro Toledo a 22 de cadeia por aceitar suborno, o STF condenou José Dirceu, mais um condenado por corrupção e outras ladroagens.

Explica aí
Ainda sem nada entregar, Macaé Evaristo foi chamado à Câmara para explicar os planos do ministério dos Direitos Humanos, que parece à deriva. A iniciativa foi da deputada Rosângela Moro (União-SP).


Fonte: Por Cláudio Humberto