Processo de Transição é o desafio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes, para 2025

Processo de Transição é o desafio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes, para 2025


Léo Moraes não deverá ter dificuldades para ajustar o comando do governo municipal ao seu planejamento.

Cacoal, RO - Uma “briga” por espaços políticos acabou em Rondônia com a realização das eleições no segundo turno em Porto, no domingo (27), que elegeu Leo Moraes (Podemos) prefeito. Agora o caminho é os prefeitos Hildon Chaves (PSDB) e o eleito, Leo discutem a transição de forma democrática e transparente.

A Hildon, que está no final do segundo mandato no comando do município, resta entregar uma das suas mais importantes obras, que é o Terminal Rodoviário, em fase de conclusão, e abrir as portas para o prefeito-eleito e sua equipe trabalharem na transição .

Durante os dois mandatos de Hildon não houve denúncias de ações negativas, de corrupção, de perseguição política. A lógica que ocorreu problemas, mas foram solucionados de forma objetiva pelo chefe do Executivo municipal. Porto Velho é um município difícil de ser governado.

Ao prefeito-eleito cabe montar uma equipe agressiva, “casando” o trabalho político com o administrativo, porque a administração pública é bem diferente da iniciativa privada e exige não apenas conhecimentos técnicos, mas também políticos.

A administração pública não depende somente do Executivo, porque tudo passa pelo Legislativo (câmara de vereadores). Por isso, quando um prefeito é acusado de corrupção, os vereadores também estão incluídos, porque é obrigação deles fiscalizar, cobrar, apresentar projetos, prazos, proposições, elaborar leis, dentre outras atribuições.

É da maior importância que a transição, político-administrativa, seja feita de forma democrática. As portas deverão ser abertas para uma nova equipe que será formada pelo prefeito-eleito.

Veículos para os Conselhos Tutelares, Rondônia perde o jornalista João Vilhena, deputado palestra sobre câncer de mama
Veículos – O último governador Marcos Rocha (União) e a primeira dama, Luana Rocha, titular da Secretaria de Estado de Ação Social (Mares) entregaram na semana 58 veículos (caminhonetes) a 51 prefeituras serão repassados ​​para os Conselhos Tutelares dos municípios. As prefeituras abastecem e o Estado respondem pela manutenção dos veículos em investimento anual pelo Estado em cerca de R$ 4,1 milhões. Os conselhos, segundo Luana, têm mais condições de oferecer “um atendimento digno às crianças e adolescentes”, pois desempenham função essencial nas situações de violação de direitos e vulnerabilidade, promovendo a garantia de direitos, sendo essencial para o atendimento de denúncias, tanto na cidade quanto na zona rural.

Luto – O jornalismo de Rondônia é de luto com a morte do jornalista, escritor, imortal da Academia de Letras de Rondônia Aparício Carvalho, João Vilhena, de Ji-Paraná. Vilhena foi correspondente de jornais (“O Guaporé”, “Alto Madeira”), fundador da TV Ji-Paraná, servidor da Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia e lançou 4 livros com destaque para Os Pioneiros, e Vila de Rondônia (hoje Ji -Paraná). Em 1990 lançou o semanário “Folha de Rondônia”, título que cedeu em 1999 ao empresário Pedro André de Souza, assassinado recentemente e traiçoeiramente em sua fazenda na Bolívia. A “Folha” foi um dos jornais mais importantes de Rondônia e predominava no interior. Matutino que ajudoui a fundar e fui diretor responsável. Nossos sentimentos pela perda do amigo João Vilhena e condolências à Família. Que Deus o tenha!

Campanha – A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, nas eleições deste ano, primeiro turno no dia 6 e no segundo 27, foi das mais agressivas. Nas três últimas décadas não tivemos eleições legislativas tão conturbadas como as deste ano. Desde a primeira vez que simpatizantes dos candidatos trocaram notícias falsas com informações distorcidas sem o mínimo compromisso com a verdade, a realidade dos fatos, inclusive, órgãos de comunicação que “noticiavam” inverdades, e denúncias vazias como se fossem informações verdadeiras. Nas eleições que passaram, mas as manchas escondidas. As agressões principalmente nas redes sociais foram muitas e certamente muitas pessoas terão trabalho na implementação de suas ações na Justiça, porque os processos têm solução de continuidade. Provocações, ofensas, hostilidades são dispensáveis ​​na política. É o fim da rosca...

Câncer – A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero foi motivo de palestra da deputada federal Sílvia Cristina (PP-RO) na Faculdade de Medicina Idomed, em Ji-Paraná . “Sempre reforço a importância da realização dos exames preventivos. É muito importante que nós, mulheres, cuidemos da nossa saúde. Prevenir é o melhor remédio. Quanto mais cedo identificar a doença, maiores as chances de cura e menor o tempo de tratamento, na maioria dos casos. Vamos nos cuidar, vamos nos prevenir”, disse Sílvia Cristina e alertou: “aos 33 anos, descobri o câncer de mama e sei o quanto é doloroso enfrentar essa doença terrível. e dando meu testemunho, para encorajar que outras mulheres se cuidem, que façam os exames e busquem o tratamento, caso haja a presença do câncer".

Respiro
Após as eleições em segundo turno no domingo (27) e o Ponto Facultativo de segunda-feira com o Dia do Servidor Público, Porto Velho retomou sua rotina. A partir desta semana a Assembleia Legislativa (ALE), retomou a sua normalidade e, as sessões plenárias, que foram restritas às terças-feiras também ocorreram nas quartas-feiras, assim como as reuniões das comissões permanentes +++ Importante que o prefeito- o eleito Leo Moraes (Podemos) escolher uma Comissão de Transição com pessoas que tenham conhecimento político e administrativo. Leo não deverá ter muitas dificuldades, pois foi eleito praticamente sem a necessidade de se comprometer com grupos a ponto de não ter como selecionar os melhores para o processo de transição, que é da maior importância para o futuro +++ O Corinthians passou a duras penas pelo Cuiabá (0x1) na noite de segunda-feira (28). Venceu, saiu da zona de rebaixamento, mas apresentou um futebol bem abaixo de um tempo de tradição como o Timão +++ O Vasco fez o dever de casa e venceu (3x2) em São Januário o Bahia. Vencendo por 3x0, sofreu dois gols e passou um sufoco para manter o resultado +++ Pela Libertadores o Atlético joga com o River Plate, na Argentina, a partir das 20h30. No jogo de ida, em Belo Horizonte o time mineiro venceu por 3x0 e pode perder até por dois gols de diferença.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica