MP-RO realiza Operação Dionísio no combate à corrupção, Amir Lando no comando da Semur, Fúria e Hildon Chaves juntos nas eleições de 2026?

MP-RO realiza Operação Dionísio no combate à corrupção, Amir Lando no comando da Semur, Fúria e Hildon Chaves juntos nas eleições de 2026?


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Cacoal, RO - Dionísio – Na coluna de ontem (17) comentamos o recente pronunciamento do governador Marcos Rocha (União) alertando seus assessores diretos e indiretos sobre sua versão à corrupção e de estarem usando seu nome em situações condenadas por ele. Rocha foi muito direto quando disse: “não se envolve em corrupção. Não aceitamos propostas indecentes. Não autorizo​​a usar meu nome. Não se vendam”. Foi um pronunciamento duro. Disse mais, para que “não se envolvam em coisas erradas”, independente da função que exerce no governo, “porque cada um tem o seu CPF”. Se alguém disser que ‘”foi o governador que mandou é mentira, porque não autorizo ​​​​​​nenhum secretário, assessor, a fazer coisas erradas”.

Dionísio II – A operação realizada hoje (28) pelo Ministério Público (MP) estadual e Polícia Civil, na Secretaria de Estado da Cultura (Sejucel) sinalizando, que tem muita gente com “culpa no cartório”, e que indiretamente, poderia envolver o nome do governador, como ele antecipou a reunião com o secretariado realizada na última semana. Os eventos culturais e esportivos no Estado não tiveram recursos originários somente do Orçamento do Estado, mas também de emendas parlamentares. A ação do MP-RO tem o aval do Tribunal de Justiça (TJ). Isso significa que a aprovação dos trabalhos investigativos ocorreu com a apresentação de denúncias contundentes. E o trabalho investigativo não deverá ficar limitado apenas à secretaria de Governo, mas será mais abrangente e chegar a outros segmentos. O furo é bem maior do que parece. O nome da operação, Dionísio, faz alusão ao Deus da antiga religião grega, dos ciclos apropriados, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos e, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a divindade.

Parceria? – Circulou nas redes sociais esta semana fotos dos prefeitos de Porto Velho, Hildon Caves (PSDB) e de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), segundo mais bem votado no Estado nas eleições de outubro próximo, quando foi reeleito com 83,16% dos votos válidos. Hildon é nome certo para disputar as eleições gerais (presidente da República, governadores e seus respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas), ao cargo de governador. A proximidade de Hildon e Fúria poderia ser a formatação de uma dobradinha para as eleições de 2026 com um candidato à sucessão estadual da capital concorrendo a governador, e do interior, a vice. Não há dúvidas, que no caso de ajuste a parceria a dupla estaria consolidada, forte, com amplas chances de sucesso, pois ambos são bons de votos.

Secretário? – É especulação, porque o prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos), já disse que anunciará os nomes de sua futura equipe de governo, após a diplomação, no dia 19 de dezembro. Mas a fonte garantiu, que o ex-ministro e ex-deputado (federal e estadual) Amir Lando, que foi e continua sendo uma das lideranças expoentes do MDB não somente no Estado, mas em nível nacional, estaria fazendo parte do futuro governo municipal . Amir se destacou em Rondônia como advogado do Incra, quando o Estado dava os seus primeiros passos rumo ao progresso e o desenvolvimento, para depois entrar na política. Lando deverá ocupar a carga do secretário de Regularização Fundiária e Habitação-Semur do município de Porto Velho a partir de janeiro do próximo ano. Quem viver verá...

Deputado – O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União) apesar de realizar um bom trabalho não conseguiu se reeleger nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador), de outubro último. Seu filho, Negão Filho do Isaú (MDB) se elegeu vereador somando 1.572 votos, o terceiro mais bem votado no município. Os comentários nos bastidores é que Isaú, participará das eleições gerais de 2026 na condição de candidato a deputado estadual. Hoje Ji-Paraná tem os deputados estaduais Laerte Gomes (PSD), Nim Barroso (PSD), Cláudia de Jesus (PT) e Affonso Cândido, que irão renunciar até o final do ano, porque foi eleito prefeito na disputa com Isaú Fonseca.

Respigo
O Governo do Estado expediu Nota de Esclarecimento sobre a ação do MP-RO realizada hoje (28) Equipamentos na Sejucel. E foi bem tributivo quando diz que o Governo condena atos de corrupção e defende o rigor nas investigações +++ Esta semana não foram realizadas as sessões ordinárias de terça-feira (26) e quarta-feira na Assembleia Legislativa em razão da falta de quórum . A maioria dos deputados esteve viajando cumprindo agenda parlamentar fora do Estado +++ Bom trabalho realizado na Avenida Tiradentes pela Prefeitura de Porto Velho. Em dois dias a avenida foi recapeada no trecho entre as avenidas Jorge Teixeira e Chiquilito Erse +++ Pavimentação de ótima qualidade. Falta completar o trabalho com a sinalização do trecho.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica