Operação Face Oculta: Vereador e assessores são afastados em investigação sobre desvio de verbas públicas em Porto Velho RO.

Operação Face Oculta: Vereador e assessores são afastados em investigação sobre desvio de verbas públicas em Porto Velho RO.



Porto Velho, RO – A Polícia Civil de Rondônia e o Ministério Público Estadual (MP-RO) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (10 de outubro de 2025), a Operação Face Oculta. A ação resultou no afastamento cautelar por 30 dias do vereador Thiago Tezzari (PSDB) e de cinco de seus assessores, por decisão da 2ª Vara de Garantias de Porto Velho.

A operação, que conta com a execução de 26 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de afastamento de função pública, investiga crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. As investigações apontam para um esquema que envolveria as práticas conhecidas como “rachadinha” – quando parte dos salários de servidores comissionados era supostamente devolvida ao parlamentar – e a existência de “funcionários fantasmas”, que recebiam sem desempenhar funções reais.

Como medida para garantir a coleta de provas, a Câmara Municipal de Porto Velho foi temporariamente fechada, e equipes policiais realizam buscas no gabinete do vereador, em residências, empresas e em uma associação cultural suspeita de ter ligações com o grupo investigado.

O nome “Face Oculta” foi escolhido para simbolizar a parte não oficial da remuneração dos assessores, que, de acordo com as investigações, era desviada e apropriada pelo vereador, ocultando a destinação real dos recursos públicos.

A operação conta com a participação de diversas unidades especializadas, incluindo o Departamento de Combate ao Crime Organizado (Deco), as delegacias Draco 1 e 2, a Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), o Denarc, o Caex e o Gaeco. O objetivo é assegurar a preservação de provas e a integridade das investigações.

Fonte: Portal364.