Banner 970x250

Palestras abordam hábitos saudáveis e emoções entre os servidores da Saúde

Destaque

6/recent/ticker-posts

Palestras abordam hábitos saudáveis e emoções entre os servidores da Saúde


A conscientização dos servidores para o autocuidado e à saúde mental foi o ponto marcante das palestras (Fotos: Rainner Almeida)

Cacoal, RO  - Com o objetivo de promover a saúde mental no ambiente de trabalho, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 26 e 30 de janeiro, palestras educativas direcionadas aos servidores das unidades de saúde Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Coordenadoria de Gestão de Produtos Médicos.

Com foco no cuidado integral do trabalhador, os encontros, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), abordaram os temas: “Como hábitos diários influenciam a saúde mental” e “Microações para a prevenção de doenças mentais no trabalho”. As palestras foram conduzidas pelas profissionais da Coordenadoria de Segurança e Medicina do Trabalho (Cosesmt), Francilene Franco de Almeida e Carla Vanessa Suaris.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a saúde mental está diretamente relacionada ao equilíbrio emocional, psicológico e social do indivíduo, refletindo na forma como o servidor lida com as demandas do trabalho, toma decisões e se relaciona no ambiente profissional. “Os investimentos em ações de promoção da saúde mental contribuem para ambientes de trabalho mais saudáveis, eficientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.”

A programação ocorreu de forma dinâmica e interativa, com destaque para a Dinâmica da Mochila, que promoveu reflexões sobre os pesos emocionais e comportamentais do dia a dia e seus impactos na saúde mental. Durante a atividade foram trabalhados valores, como: determinação, perseverança e autoconhecimento, além da importância de filtrar os gatilhos do consumismo e o excesso de informações geradas pelas redes sociais, frequentemente associados a quadros de ansiedade e estresse.

Também foram discutidos fatores diretamente relacionados ao bem-estar mental, como: os impactos da alimentação irregular, a importância do sono adequado e os chamados “oito remédios naturais”, apresentados como práticas simples e acessíveis para o cuidado diário da saúde mental:

Sono: essencial para a recuperação do corpo, o equilíbrio emocional e a melhora da concentração;

Alimentação saudável: contribui para o bom funcionamento do organismo e influencia diretamente o humor e a disposição;

Água (o elixir da saúde): mantém o corpo hidratado, auxilia nas funções vitais e favorece a saúde mental;

Luz solar: estimula a produção de vitamina D, fundamental para o bem-estar e a regulação do humor.

Ar puro: favorece a oxigenação do organismo, melhora a respiração e ajuda a reduzir o estresse;

Prática de atividade física: ajuda a aliviar a tensão, melhora o humor e fortalece a saúde física e mental;

Temperança: representa prudência e equilíbrio nas escolhas e atitudes, evitando excessos e promovendo uma vida mais saudável;

Fé: promove esperança, equilíbrio emocional e fortalecimento interior diante dos desafios da vida.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou que iniciativas como essa fortalecem as políticas de promoção da saúde do trabalhador, incentivam o autocuidado e reforçam a valorização da saúde mental como parte essencial do bem-estar, da qualidade de vida e da produtividade no serviço público.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Leia Mais


Hábitos cuidadosos de higiene na manipulação de alimentos evitam infecções graves, orienta Sesau

Sesau orienta sobre vacinas essenciais antes do período de Carnaval

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Ações de conscientização e importância da informação sobre a hanseníase são evidenciadas pela Sesau

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurançaTodas as Notícias

Fonte:Secom - Governo de Rondônia 
Texto: Daiane Brito

Enviar um comentário

0 Comentários